sábado, 13 de março de 2010

Perdoar o quê a quem

Vou ser breve. Já não aguento mais ler nos jornais, ouvir nas novelas, escutar da boca dos jornalistas a utilização ERRADÍSSIMA do verbo perdoar associado aos seus complementos lógicos.
Este verbo pede complemento directo (Ele perdoou - o quê? - as ofensas) e complemento indirecto (Ele perdoou-lhe a ofensa).
Nunca poderá ser, por exemplo, Ele perdoou a amiga, o amigo ou raio que o parta.
Pronto. Já me sinto melhorzinho. Vou ver televisão. Quero saber quem perdoou o quê a quem no Congresso do PSD.

7 comentários:

Anónimo disse...

Quem não sabe perdoar ao inferno irá parar!

Perdoem-me se poderem .

Sei ponderar e isso é perdoar. Nós próprios poderíamos não ter perdão quando não temos razão. A inteligência permite perdoar e esse dom é escasso, mesmo quem o pensa que é!


Sinto necessidade de perdoar e isso é dar aos outros tudo aquilo que desejamos para nós. Infelizmente estamos à mercê de interpretações muito esclarecidas ou demasiado convencidas e isso faz toda a diferença. Quando não nos aceitam tal como somos é porque não limpam a lentas e o espelho está embaciado.

Fernando Morais disse...

Do Brasil, chegou atempadamente este esclarecimento, devidamente fundamentado e que contraria (em parte) a "minha" teoria. Digamos, caro Fernando Morais, que eu dei demasiada importância ao ponto 3. Obrigado pelas visitas e pelo amor à verdade!! Um abraço Atlântico!

Dicionário Português
Definições encontradas para perdoar
Houaiss
perdoar
• verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
1. conceder perdão Ex.: transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
2. (sXIV) renunciar a punir; perdoar (dívida, ofensa etc.); desculpar Ex.: transitivo direto
3. (sXIV) fazer economia para; poupar Ex.: não perdoou esforços para criar a menina transitivo direto
4. ver com bons olhos, com simpatia Ex.: não perdoava o sucesso dos rivais pronominal
5. poupar a si mesmo
Michaelis
perdoar
• (lat perdonare) vti e vint
1. Conceder perdão a; ser humanitário, tolerante; Deus lhes perdoe. '034;Perdoa, se queres'034; (Alexandre Herculano). vtd
2. Absolver, remitir (culpa, dívida, pena etc.); desculpar: Esqueçamos e perdoemos a passada ofensa. Perdôo-te o descaso com que me ouves. vpr
3. Poupar-se: '034;Nada se perdoa'034; (Constâncio). Embora não seja recomendável o emprego de perdoar como transitivo direto e com acusativo de pessoa, não faltam exemplos clássicos deste emprego: '034;O ilustre persa ... levemente o perdoa'034; (Luís de Camões). '034;Fizeram petição ao bispo, que os perdoasse, sem assinarem nada'034; (Arte de Furtar). A construção na voz passiva é geralmente aceita: '034;Estás perdoado, porque és fraco'034; (Camilo Castelo Branco).

Cloreto de Sódio disse...

P.S.: O Fernando é um velho amigo que cantou em Montemor há uns anos, integrado no Coro de Embu das Artes que nos deixaram recordações fantásticas!

Eneia Araujo Bexiga disse...

Penso que se perdoa quem se AMA, quem conjuntamente entre qualidades e defeitos, entre bons e maus comportamentos, vale a pena ser perdoado pelo e no seu todo!! Esta é a minha partilha...
Abraço forte, João!!!!
Eneia, Castelo Branco.

Unknown disse...

Pois... é o problema da transitividade directa e indirecta. Por exemplo, também o verbo amar, geralmente usado como transitivo directo, pode ser usado como tr. indirecto, por exemplo, neste contexto: "Ele ama a Deus" - Lindley Sintra dixit.
coisas da língua!

Anónimo disse...

E se escrever ou disser:
Perdoou à amiga ou Perdoou ao amigo ?
Quem escreve ou fala não tem necessariamente de esclarecer qual teria sido o motivo da ofensa !...

Digo eu

V.

Semi-cerrado disse...

Sinto necessidade de perdoar e isso é dar aos outros tudo aquilo que desejamos para nós. Infelizmente estamos à mercê de interpretações muito esclarecidas ou demasiado convencidas e isso faz toda a diferença. Quando não nos aceitam tal como somos é porque não limpam a lentes e o espelho está embaciado.

A inteligência permite perdoar e esse dom é escasso, mesmo quem o pensa que o é!

Conceder perdão: ser humanitário, tolerante, apaziguador. Indicar o caminho e justificar as suas opções, aceitando a dos outros. Admitir que falhamos e todos nos podemos erguer de novo. Quem ama recebe o amor em troca. O verbo AMAR é plural é essa a partilha da HUMANIDADE.

Distraídos crónicos...


Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal
Powered By Blogger