quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Como, D. José?


O Cardeal Patriarca José Policarpo, figura máxima em Portugal na hierarquia da Igreja Católica, avisou as jovens portuguesas para o “monte de sarilhos” que representava o seu casamento com um muçulmano. Como fui despertado com a notícia, ontem, de manhã cedo, ainda pensei que fosse o acto de despertar, confuso e estremunhado, que me tivesse feito imaginar o que facto não imaginei. Ainda assim, aguardei pelas notícias dos vários canais de televisão e parece que sim: D. José Policarpo fez mesmo esta afirmação que, para além de xenófoba e racista, nos faz recuar aos tempos de um tal Tomás Torquemada (1420-1498) que mandava grelhar quem era de religião diferente. Por isso, a não ser que José Policarpo venha esclarecer o meu espírito conturbado, estarei, a partir de agora, duplamente atento quando o ouvir falar.

6 comentários:

vovó disse...

combinou com o "cantigueiro"?...

"eles" acabam sempre por se desmascarar, são como o azeite.
beijocassssss (londrinas)

Alemtagus disse...

O Bento XVI também questionou, numa visita a Auschwitz, o omnipresente Deus a quem professa:

"Onde estava Deus nesta altura?"

Acho que chegou a altura de voltarmos às cruzadas, agora que já estamos mais perto da inquisição. Pode ser que se faça por aí uma pequena Justa de quando em vez.

Talve o Cardeal Patriarca seja uma espécie de samaritano com fair-play e não queira que Salman Ruschdie sejam o único odiado pelos muçulmanos.

antonio disse...

E eu que pensava que o policarpo era celibatário!...

Ai-Ai disse...

foi a primeira vez que um membro do clero me fez pensar duas vezes a usar o meu lenço árabe ao pescosso antes de uma saída com as amigas.

Ele continua á minha espera no cabide da porta do meu quarto á espera de dias mais frescos, mas como a minha mente curiosa acerca do pensamento femenino levou-me a perguntar ás minhas amigas se se sentiam mal se eu usásse o meu lenço, se dava mau aspecto, mas fiquei mais descançado sabendo que não as incomoda.

ZERO À ESQUERDA disse...

Pois é! Há opiniões que são suficientes para definir um indivíduo. Muito mais do que um inofensivo lenço árabe. O teu lenço é um lenço. E a opinião do D. José Policarpo é um perfeito disparate. Essa é a diferença. Um abraço e obrigado pela visita. Que não seja a última.

technology disse...

gucci purse
cheap gucci
cheap gucci
gucci wallets
prada

Distraídos crónicos...

Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal