sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Verão


Com o início do ano lectivo, a cidade recupera algum movimento habitual, depois da relativa vitalidade que o Verão nos trouxe. Assistiu-se a algumas manifestações culturais e desportivas que, de enaltecer, levaram até si os que, ficando de férias em Montemor, nada mais tinha que fazer nessas noites quentes. No entanto, tenho de colocar esta pergunta: alguns dos meus 12 leitores foi ao cinema até ao Parque Urbano ou ao Largo da Câmara? Pois eu fui uma vez apenas e... muito bem acompanhado. Levámos (nós e os sete espectadores estóicos e firmes) uma seca tal de José Mário Branco que adormeci, que nem um bebé, no ombro da minha fofa. Depois de ter sido acordado suavemente por ela, fomos para casa ver um filme na Fox.
Pois é, caros amigos! Neste Verão nem sequer se levou a cabo uma programação de cinema que captasse audiências: os documentários/filmes foram do mais aborrecido que se pode imaginar e, acredito, que só alguns dos espectadores puderam atingir o âmago de tais mensagens. Cheguei a perguntar-me: “Quem terá sido o iluminado que programou o cinema para as noites deste Verão?” Deve ser primo do Antonionni, do Manuel de Oliveira, do João César Monteiro, do Visconti ou do... Fellini.  Tudo tipos que faziam pensar muito e gozar pouco. Pois eu acho que, com a experiência de programação que os serviços da autarquia possuem, estes têm a obrigação de trazer à cidade uma mão cheia de filmes que abrangesse mais público do que só aquele (e, mesmo assim, muito pouco) que gosta de cinema de elite.
Em relação aos outros acontecimentos, há mais cultura para além dos coros, das bandas e dos ranchos. É o que me transmitem os jovens com quem converso e que assumem rever-se, na sua grande maioria, noutro tipo de espectáculos e festivais, mais ao sabor das novas ondas musicais e, por que não, de outros géneros mais alternativos.
De regresso às aulas, muitos adolescentes vão certamente comentar os festivais, os concertos, os filmes exibidos num Centro Comercial longe de si, iniciativas levadas a efeito a alguns quilómetros de distância e às quais nem todos tiveram acesso. Ou, então, vão passar os intervalos a recordar o Festival de Lavre que foi, mais uma vez, a Honrosa Excepção.


João Luís Nabo, in "O Montemorense", Setembro de 2017

Sem comentários:

Distraídos crónicos...


Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal
Powered By Blogger