Ideias velhas, recicladas a bem do ambiente intelectual português. (E algumas intimidades partilháveis)
terça-feira, 28 de junho de 2011
sábado, 25 de junho de 2011
Buracão
Fiquei absolutamente estupefacto quando percebi que, enquanto a Troika fazia contas às nossas finanças em reuniões com os ministros e alguns líderes partidários, o país estava completamente parado, a banhos (que cena vergonhosa) e a marimbar-se para as dores de cabeça que os senhores de gravata estavam a ter para perceber a fundura do buraco em que nós estamos metidos! Consta que tiveram de medir várias vezes e dizem as más-línguas que quase chegaram à Nova Zelândia.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
"Frugais... como as gentes do interior"
Li recentemente que Cavaco Silva, agora especialista em cerejas do Fundão, aconselhava o país inteiro a ser “frugal e a ter a capacidade de sacrifício das gentes do interior.” Como “gente do interior” que sou senti-me gozado pelo mais alto magistrado da Nação. Acrescentava ele, numa outra ocasião, que “Portugal deverá dar outro rumo à sua economia, regressando à terra”. Com todo o respeito, senhor Presidente (e ex-Primeiro-ministro com 10 anos de consulado) mas o senhor já vem atrasado com a ideia ou, então, tem dormido grandes sestas. Há muito anos que aqui, no Alentejo, não se pretende outra coisa. Os políticos, que o senhor tem aguentado no poder, apesar das visíveis e manifestas incapacidades governativas, e a quem Bruxelas controla como marionetas, é que nunca tinham percebido isso.
Tudo uma cambada de borregos.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Paulo+Dino = 1 curta de sonho
O Paulo Quedas realizou, produziu e filmou. O Dino Samina interpretou. Chopin ajudou. Outros Amigos também. E deu isto.
Vão aqui http://videos.sapo.pt/mmcausas/423oGqNic0HJSRULr7DWe votem!
Vão aqui http://videos.sapo.pt/mmcausas/423oGqNic0HJSRULr7DWe votem!
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Sr. Dr. Juiz: o senhor foi dos tais que copiou??
Futuros juízes e delegados do Ministério Público copiaram vergonhosamente num exame do CEJ. Não lhes foram pedidas responsabilidades pela burla. Não repetiram a prova. Tiveram 10.
Alunos meus, em situação de exame, que se esqueçam de entregar o telemóvel a um dos professores vigilantes, correm o risco de ter o exame ANULADO.
A partir do ano que vem, TODOS os arguidos deverão perguntar ao juiz que preside ao seu julgamento se ele foi dos tais que copiou num exame do CEJ e , no caso de resposta afirmativa, recusar-se a ser julgado por ele.
VERGONHOSO!!!
terça-feira, 14 de junho de 2011
Balança minha, balança minha, há alguém assim tão gordinha?
Aquele programa degradante que dá pelo nome de Peso Pesado levou a que começássemos a frequentar mais atentamente a balança cá de casa, uma coisa esquisita toda xispêtêó. O entusiasmo esmoreceu quando o pedido “Um de cada vez, por favor!” apareceu no visor, em letras vermelhas a piscarem violentamente, ao sentir os quilinhos de um(a) dos membros da tribo. Acabaram-se logo as pesagens. Come-se com mais cuidado, anda-se mais a pé e pronto. A ditadura da balança é mais uma cena para esquecer. Tal como o programa daqueles gordos tristes e humilhados diariamente perante 12 milhões de portugueses. Não tenho pena deles. Nem por onde passe. Preocupam-me mais os que vão deixar de ter dinheiro para comer.
domingo, 12 de junho de 2011
Férias escolares?
Aproximam-se as férias escolares. Há alunos que vão interromper os estudos para dois meses de descanso. Outros, uma boa maioria, vão apenas continuar as férias em que sempre estiveram. As condições a que o país chegou, o crescente número de desempregados e o desprezo que o Estado dedica a quem trabalha leva-os a entender que o estudo e o empenho nos seus cursos jamais serão devidamente recompensados enquanto o país for gerido por incompetentes. Por isso, para quê estudar? Como professor, insisto na necessidade da aquisição de conhecimentos, porque quem os possui pode interpretar, com maior competência, os sinais à sua volta e decidir de forma mais consciente sobre a sua vida. Mas também sei que não é fácil passar esta mensagem a jovens cidadãos de um país, cujo sistema educativo não compensa devidamente quem trabalha e que facilita, constantemente e cada vez mais, a vida aos baldas e aos maus alunos.
Como professor esforço-me por cumprir a lei. Mas se fosse aluno, e dos bons… outro galo cantaria.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Inadmissível
No Domingo vai realizar-se o acto eleitoral de maior responsabilidade desde o 25 de Abril. Julgo que o país ainda não entendeu isso. Nem o país, nem os políticos que andam a insultar-se há perto de duas semanas, ao mesmo tempo que enganam o povo, desesperado à procura de um salvador da pátria. E isto é perigoso. Muito perigoso.
Calculem que eles agora até vão às escolas fazer propaganda. Pelo menos, à minha foram. Inadmissível.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Distraídos crónicos...

Contador de visitas
- Al Tejo
- Associação Cultural Theatron
- Atenta Inquietude
- Cantigueiro
- Conversa fiada sobre detalhes quotidianos
- Coral de São Domingos (blogue)
- Coral de São Domingos (canal youtube)
- Coral de São Domingos (Myspace)
- Coral de São Domingos (site oficial)
- Mala de Contos
- Me, myself and the pen
- Medos Meus
- O Aroma a Canela
- Porta Mágica