A história desta música está repleta de reinvenções à volta da sua origem. Dizem os académicos que Franz Gruber, o autor, recebeu na véspera de Natal, em 1818, das mãos do padre da sua igreja, a Igreja de São Nicolau, em Oberndorf, na Áustria, o poema Stille Nacht da autoria do jovem pastor Joseph Mohr. Objectivo: compor uma canção a duas vozes com coro e acompanhamento de guitarra. E está provado que a música foi entregue nesse mesmo dia e estreada na Missa do Galo.
Uma versão mais romântica, e que se tornou a minha preferida, conta a história de um humilde organista da Igreja de São Nicolau que, durante o ensaio do coro para a Missa do Galo desse Natal, em 1818, verificou que os foles do órgão da igreja estavam roídos pelos ratos e que, assim, não poderia acompanhar a cerimónia religiosa. Como a aflição é mestra de engenhos, Gruber pegou numa pauta e numa pena e rabiscou uma canção a duas vozes sobre um poema de Joseph Mohr, para ser cantada nessa mesma noite, acompanhada a guitarra.
Independentemente da verdade dos factos, a Stille Nacht (Silent Night, Voici Noël ou Noite Feliz) espalhou-se por todo o mundo e vai ser hoje cantada em dezenas de línguas diferentes em todo o planeta.
Então, e já que não pode deixar de ser, um Natal Fixe aos que passarem por aqui!
8 comentários:
Jamais impedi um deus de se manifestar.
Um abraço.
Um Natal repleto de sáude paz e amor desejo a todos aqueles que passem por este blogue com um beijo especial para o seu criador. HR e famíla
Amigo, João Luís:
Feliz Navidad para vosotros y todos los compañeros del Coro y que el nuevo año sea una etapa maravillosa en vuestras vidas y que al final, un año más, lo podamos celebrar en el encuentro con los amigos.
¡Felices Fiestas!
Pp Vilar Ponte
Feliz Natal, Professor...
Muitos beijinhos para si e para a Familia.
Lúcia Caramelo
Caro Juan Luis, aunque dices que no quieres felicitaciones, no pude resistirme a desearte unas Felices Navidades en compañia de tu familia y de tu otra "familia" (el Coro S. Domingos)
Saludos para todos y un fuerte abrazo para ti.
José Mª.
Agradeço e retribuo
FELIZ NATAL
A. Aires
Posso estar um pouco atrasado, mas mesmo assim quero desejar a todos uma quadra natalicia repleta de coisas maravilhosas e que o brilho das estrelas de natal iluminem as vossas vidas para sempre.Ao meu AMIGO Maestro João Luis Nabo e todo o Coral De São Domingos as maiores felicitações natalicias e um ANO 2010 cheio de sucessos e muita Música
Que o 2010 seja isso tudo. A saúde à frente e tudo o resto que venha a seguir, consoante cada um e cada necessidade. Abraços.
Enviar um comentário