Sei que vivemos uma era global e que o turismo fala, sobretudo, Inglês. Mas chamar County Fair à tradicional Feira da Luz, de Montemor-o-Novo, julgo que não é culturalmente sensato e desvirtua o verdadeiro significado desta iniciativa tão antiga.
A nossa Feira da Luz data da Idade Média e, ao contrário do que se possa pensar, não ganhou o nome por estar sempre profusamente iluminada, mas por ser erigida anualmente em honra de Nossa Senhora da Luz, a oraga da chamada Igreja do Hospital. County significa literalmente Condado (divisão administrativa na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América) e é, ao que parece, a palavra que mais se aproxima do conceito da palavra portuguesa Concelho. No entanto, quando por necessidade de sentido, se associa a palavra County à palavra Fair (Feira) obtém-se um produto estranho - Feira do Condado - que nada tem a ver com a realidade portuguesa e, muito menos, com o que a tradição de Montemor confere à velhinha Feira da Luz. Apesar de as intenções serem boas, penso que não atingiram o seu objectivo.
Querem uma BOA tradução para Feira da Luz 2010? Ela aqui fica: FEIRA DA LUZ 2010.
Adenda: É importante ressalvar que a iniciativa da tradução que circula online não é da responsabilidade da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, promotora do evento.
6 comentários:
Não pretendendo iniciar aqui um concurso de ideias para o nome da feira, aqui fica, mesmo assim, o meu contributo:
"FEIRA DA LUZ 2010"
Abraço.
Nem mais!
Eu acho é que os responsáveis pelo certame não tinham conhecimento, assim como eu, da origem da nossa Feira da Luz.
Claro, que estas modernices que aparecem por aí acabam por desvirtuar o nosso coneceito de feira tradicional, não foi o nosso turismo que inventou tal coisa, aqui somos umas meninas moderadamente tradicionalistas.
Para que se saiba, esta feira era de cariz reliogioso dedicado a N. Sra. da Luz.
na minha terra dir-se-ia: "ai tal tristeza!"
beijocasssss
vovómaria
Naturalmente que tudo isto é relativo e não vale praticamente nada quando comparado com outras questões bem mais sérias. Mas que me causou estranheza, lá isso...
Pois é, a velhinha Feira da Luz, teve algumas moradas e outras alcunhas pelo meio, entre elas Feira de Setembro, o bastante para iluminar o rosto dos Montemorenses, quero acreditar que a alcunha agora atribuída parte de uma mente mais ou menos nublada, um conselho ao ilustrado autor, visite a feira e encoste-se ao primeiro candeeiro que encontrar, quem sabe se fará luz.
Enviar um comentário