sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Feira do Condado 2010


Sei que vivemos uma era global e que o turismo fala, sobretudo, Inglês. Mas chamar County Fair à tradicional Feira da Luz, de Montemor-o-Novo, julgo que não é culturalmente sensato e desvirtua o verdadeiro significado desta iniciativa tão antiga.

A nossa Feira da Luz data da Idade Média e, ao contrário do que se possa pensar, não ganhou o nome por estar sempre profusamente iluminada, mas por ser erigida anualmente em honra de Nossa Senhora da Luz, a oraga da chamada Igreja do Hospital. County significa literalmente Condado (divisão administrativa na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América) e é, ao que parece, a palavra que mais se aproxima do conceito da palavra portuguesa Concelho. No entanto, quando por necessidade de sentido, se associa a palavra County à palavra Fair (Feira) obtém-se um produto estranho - Feira do Condado - que nada tem a ver com a realidade portuguesa e, muito menos, com o que a tradição de Montemor confere à velhinha Feira da Luz. Apesar de as intenções serem boas, penso que não atingiram o seu objectivo.
Querem uma BOA tradução para Feira da Luz 2010? Ela aqui fica: FEIRA DA LUZ 2010.


Adenda: É importante ressalvar que a iniciativa da tradução que circula online não é da responsabilidade da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, promotora do evento.

6 comentários:

samuel disse...

Não pretendendo iniciar aqui um concurso de ideias para o nome da feira, aqui fica, mesmo assim, o meu contributo:

"FEIRA DA LUZ 2010"

Abraço.

Leonel Craveiro disse...

Nem mais!
Eu acho é que os responsáveis pelo certame não tinham conhecimento, assim como eu, da origem da nossa Feira da Luz.

ana disse...

Claro, que estas modernices que aparecem por aí acabam por desvirtuar o nosso coneceito de feira tradicional, não foi o nosso turismo que inventou tal coisa, aqui somos umas meninas moderadamente tradicionalistas.
Para que se saiba, esta feira era de cariz reliogioso dedicado a N. Sra. da Luz.

Anónimo disse...

na minha terra dir-se-ia: "ai tal tristeza!"


beijocasssss
vovómaria

Cloreto de Sódio disse...

Naturalmente que tudo isto é relativo e não vale praticamente nada quando comparado com outras questões bem mais sérias. Mas que me causou estranheza, lá isso...

Antónia Ruivo disse...

Pois é, a velhinha Feira da Luz, teve algumas moradas e outras alcunhas pelo meio, entre elas Feira de Setembro, o bastante para iluminar o rosto dos Montemorenses, quero acreditar que a alcunha agora atribuída parte de uma mente mais ou menos nublada, um conselho ao ilustrado autor, visite a feira e encoste-se ao primeiro candeeiro que encontrar, quem sabe se fará luz.

Distraídos crónicos...


Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal
Powered By Blogger