sábado, 26 de julho de 2014

Aprender forever


Ainda mal terminou o ano letivo e já começámos a preparar o próximo. Proporcionar aos alunos das nossas escolas, do nosso Agrupamento, o maior número de possibilidades para poderem fomentar a sua construção como alunos e seres completos, integrado na comunidade e, mais universalmente, na aldeia global onde vivemos, é uma das nossas maiores preocupações e objetivos. 
Para isso, o empenho dos docentes e de todos os seus apoios (humanos e logísticos) não são suficientes. É fundamental o interesse de todos os alunos que ousam pôr o pé numa sala de aula, independentemente da disciplina ou do professor que têm à sua espera. O aluno é também, e deverá sê-lo, responsavelmente, professor. Porque, hoje, o professor já não é aquela figura inalcançável e sábia, cujos conceitos são copiados das sebentas bolorentas de décadas anteriores, mas sim um ser que, com os alunos, reaprende diariamente e revitaliza os seus conhecimentos em contacto com gente nova que possui, indubitavelmente, conhecimentos muito superiores do que ele noutras áreas. Ensinar, hoje, é cada vez mais uma troca constante de conhecimentos. É entrar numa sala de aula e ter a certeza de que, tanto professores como alunos, devem sair de lá diferentes de quando lá entraram noventa minutos antes. 
Se ser professor foi sempre um desafio para quem gosta de ensinar é, cada vez mais, uma aventura brutalmente saborosa e compensadora, quando se torna um sinónimo, cada mais indiscutível, de aprender. 

1 comentário:

Fernando JM Saiote Montemor-o-Novo disse...

Acima de tudo isso, amigo João, a carreira do ensino é agora também um risco por haver sempre alguém que sabe mais sobre tudo e sobre todos. Falo daqueles que saboreiam o espectáculo do ensino-aprendizagem do alto dos seus cargos políticos e que têm cada vez menos qualidade para decidir seja o que for. Esses ainda não atingiram o estado de modéstia que cobre esse teu espírito de Professor. Por mim, embora não tenha "passado pelas tuas mãos", felicito-te por seres um verdadeiro Professor numa altura em que falar assim é um acto de coragem. Obrigado João, por ensinares e por aprenderes.

Distraídos crónicos...

Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal