quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Perdido



Afinal este Costa que hoje conhecemos não é o mesmo Costa que, há três anos, nos anunciou que Portugal ia mudar de vez. Afinal, quando pensávamos que as marcas que Passos e Portas nos deixaram, graças também aos “desajustes” governamentais e pessoais de Sócrates, iriam ser, se não apagadas, pelo menos disfarçadas, eis que, afinal, o país se ergue, quase em uníssono, a berrar por melhores condições de trabalho, de vida e de morte. São os professores, são os médicos, são os enfermeiros, são os trabalhadores da administração pública, são os funcionários das escolas, são os guardas, são os polícias, é o exército, é a marinha e é o que mais vier, porque parece que as coisas estão mesmo muito, muito, muito más.
E Costa, perdendo a verve e o optimismo que o caracterizava e que tanto encanta ainda o Presidente da República, não sabendo o que mais fazer, estando hipotecado à esquerda, à direita e ao centro, despede ministros e secretários de estado como quem vende malas usadas na Feira de Carcavelos, contratando outros, sem sequer se saber ao certo se eles percebem, ou não, melhor do ofício do que os anteriores.
Dizem os senhores analistas que é assim que se faz. Que é a política. Que é uma fuga não sei para onde, que é má-na-sê-quê… Mas aquilo que é não me atrevo a escrevê-lo, não só devido à índole cristã deste jornal, como também aos princípios que os meus pais democraticamente me impuseram. Afirmam os especialistas, ou os que se dizem como tal, que estas medidas de trocas e destrocas servem para acalmar o povo. Duvido, como elemento do povo, que seja essa a solução. Também não sei qual será. Não sou político nem analista. O que eu acho é que qualquer bicho homem, sem valores nem dignidade, onde quer que esteja, independentemente do seu partido, da sua ideologia, raça ou religião, acabará sempre por secar o que de bom outros fizeram. E, às vezes, faz gáudio disso.

João Luís Nabo
In "O Montemorense", Outubro de 2018

Sem comentários:

Distraídos crónicos...


Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal
Powered By Blogger