quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alfred Hitchcock (1899-1980)

Faria hoje 110 anos de vida o realizador de Janela Indiscreta, (1954), A Mulher que Viveu Duas Vezes (1958), Intriga Internacional (1959), Psico (1960), Os Pássaros (1963), só para referir os mais conhecidos.
O mestre do suspense dirigiu, muitas vezes de forma pouco pacífica, alguns dos maiores nomes de Hollywood: Ingrid Bergman, Gregory Peck, James Stuart,
Janet Leigh, Jimmy Stuart, Doris Day, Henry Fonda, Kim Novak, Anthony Perkins, a mítica Grace Kelly, Paul Newman, Julie Andrews, entre muitos outros.
Presença de culto na filmoteca cá de casa, tornou-se recentemente, e por motivos que para o caso não interessam, mais assíduo no écran, mais conhecido e, por isso, mais profundamente estudado e admirado.
Vejam os seus filmes e serão levados, pelo menos, a uma rápida conclusão: depois de Hitchcock, nada foi igual na linguagem do cinema e na forma como alguns filmes geniais nos levam a enfrentar os nossos próprios terrores.

3 comentários:

Carlos Machado Acabado disse...

Dirigiu-os e curiosamente até "engalinhou" com alguns.
Assim, "off-hand", lembro-me da Novak de "Vertigo" (o Hitch queria a sua "amada" Vera Miles que lhe fez a partidinha de engravidar antes da rodagem), do Newman (que não era para brincadeiras quando metia trabalho de actor) e da Julie Andrews (que eu pessoalmente acho muito bem num dos meus filmes preferidos e mais injustiçados do Hitch, "Torn Curtain" de que, criosamente, também o César Monteiro era fã) mas que, ao que rezam as crónicas, o Hitch só "comeu" no elenco, mesmo com o proverbial "molho de tomate"...
E para acabar de atarrachar, até o Bernard Hermann veio a público dizer que o Stewart fou um erro crasso de casting naquele que, para muitos, é O filme de Hitchcock: "Vertigo"...
Preferia o Cary Grant...

ZERO À ESQUERDA disse...

Um génio "apolémico" seria apenas uma banana cristalizada. O Mestre Hitch ajudou-me a entender algumas "neuras" pessoais com aquilo que ele queria que fosse "only a film". Naughty!!
Abraço

Carlos Machado Acabado disse...

Também é dos meus "naughty" de cabeceira, confesso!

Já devo ter visto (e gravado, imagina!...) o "North By Northwest" e o "To Catch A Thief..." para aí umas dez vezes...
Sem exagero, ham?!

Distraídos crónicos...

Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal