terça-feira, 2 de novembro de 2010

Castelo novo?


           
(Imagem magnífica captada pelo PEDRO CARPETUDO e que eu roubei já não sei de onde - Não lhe digam!)

Pois o nosso castelo tem andado mesmo nas bocas do mundo nos últimos tempos. Quer por causa de uma certa Torre do Relógio que – dizem – ia desaparecer no dia 30, quer por ter ganho forma colorida depois do sol-pôr. Está um mimo. Parafraseando um slogan que já tem uns anos: “Montemor já merecia um castelo assim”. Agora… falta o resto, isto é, uma intervenção urgente para que a iluminação continue a fazer sentido.

Quando a minha fofa viu o castelo iluminado pensou que a colina mais alta do povoado tinha sido invadida por marcianos. Tive de lá ir com ela, mesmo juntinho às muralhas, para ela poder descansar o espírito. Eram apenas holofotes apontados estrategicamente às velhas muralhas. Nada de homenzinhos verdes, com três antenas ou um olho no meio da testa. Ela pareceu-me desiludida.



6 comentários:

Anónimo disse...

pelo que me tem soado, a CM tem feito todas as diligências possíveis para chamar a atenção dos nossos governantes, mas até à data esses senhores têm feito ouvidos môcos (desmintam-me se estiver errado)!

samuel disse...

Não, acho que não está errado, não senhor! :-)

Cloreto de Sódio disse...

Desde os tempos do falecido IPPAR que autarquia montemorense e meios de comunicação social locais e, posteriormente, Rui Horta, têm vindo a solicitar de forma veemente uma solução para o castelo e para o Convento da Saudação. São surdos os homens que mandam.

kalikera disse...

Assim que falar aqui com o meu vizinho da loja do r/c do prédio, um chinês, tenho umas ideais fantásticas para a recuperação do maior castelo que conheço: Este. Auto-consagro-me Rei e arranjo uma plebe para alancar com as pedras para o sítio de onde nunca deveriam ter saído. E um clero para a embalar, à plebe, na pequena contribuição que representa, naturalmente, a ajuda no desenvolvimento do burgo, que no fundo é de todos nós excepto deles.

Prophet of Disaster disse...

EPÁ... MAS CA GANDA FOTO! De facto, este fotógrafo é fantástico! Como é que ele terá conseguido captar todo este pano de muralha iluminado?
Sei de fonte segura (eu sou como a PIDE) que o projecto de restauro do Convento da Saudação é possível que arranque para breve. Até já vi a maquete do projecto do Convento com o edificio que querem construir ao lado! Só questiono se os 9 milhões de euros que querem empregar serão suficientes. Nem devem chegar para consolidar os azulejos da igreja... Quando me sair o euromilhões, quem compra o castelo sou eu!

Cloreto de Sódio disse...

É mesmo um ganda fotógrafo! Obrigado, Prophet. Um dia apresento-te o autor desta obra de arte visual.

Distraídos crónicos...


Contador de visitas

Contador de visitas
Hospedagem gratis Hospedagem gratis

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, Portugal
Powered By Blogger