Faria hoje 110 anos de vida o realizador de Janela Indiscreta, (1954), A Mulher que Viveu Duas Vezes (1958), Intriga Internacional (1959), Psico (1960), Os Pássaros (1963), só para referir os mais conhecidos.O mestre do suspense dirigiu, muitas vezes de forma pouco pacífica, alguns dos maiores nomes de Hollywood: Ingrid Bergman, Gregory Peck, James Stuart, Janet Leigh, Jimmy Stuart, Doris Day, Henry Fonda, Kim Novak, Anthony Perkins, a mítica Grace Kelly, Paul Newman, Julie Andrews, entre muitos outros.
Presença de culto na filmoteca cá de casa, tornou-se recentemente, e por motivos que para o caso não interessam, mais assíduo no écran, mais conhecido e, por isso, mais profundamente estudado e admirado.
Vejam os seus filmes e serão levados, pelo menos, a uma rápida conclusão: depois de Hitchcock, nada foi igual na linguagem do cinema e na forma como alguns filmes geniais nos levam a enfrentar os nossos próprios terrores.


3 comentários:
Dirigiu-os e curiosamente até "engalinhou" com alguns.
Assim, "off-hand", lembro-me da Novak de "Vertigo" (o Hitch queria a sua "amada" Vera Miles que lhe fez a partidinha de engravidar antes da rodagem), do Newman (que não era para brincadeiras quando metia trabalho de actor) e da Julie Andrews (que eu pessoalmente acho muito bem num dos meus filmes preferidos e mais injustiçados do Hitch, "Torn Curtain" de que, criosamente, também o César Monteiro era fã) mas que, ao que rezam as crónicas, o Hitch só "comeu" no elenco, mesmo com o proverbial "molho de tomate"...
E para acabar de atarrachar, até o Bernard Hermann veio a público dizer que o Stewart fou um erro crasso de casting naquele que, para muitos, é O filme de Hitchcock: "Vertigo"...
Preferia o Cary Grant...
Um génio "apolémico" seria apenas uma banana cristalizada. O Mestre Hitch ajudou-me a entender algumas "neuras" pessoais com aquilo que ele queria que fosse "only a film". Naughty!!
Abraço
Também é dos meus "naughty" de cabeceira, confesso!
Já devo ter visto (e gravado, imagina!...) o "North By Northwest" e o "To Catch A Thief..." para aí umas dez vezes...
Sem exagero, ham?!
Enviar um comentário